Memória do Jornalismo Brasileiro é um projeto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro que se propõe a contribuir para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da história da mídia. Tem como objetivo proporcionar uma integração mais efetiva dos alunos da graduação e da pós-graduação com a atividade de pesquisa e estimular o desenvolvimento de projetos em torno da dimensão histórica da comunicação.

Uma das ações mais importantes do MJB é a montagem de um arquivo de memória oral, com entrevistas realizadas com profissionais que atuaram (e atuam) em órgãos da imprensa brasileira. Ou seja, seu principal foco é a produção de depoimentos de diferentes profissionais sobre fatos e processos considerados importantes para o entendimento da dinâmica histórica dos meios de comunicação jornalísticos. Na realidade, o que se propõe é a produção de um conjunto de fontes orais, que pode servir como referência para os mais diversos trabalhos sobre a história da mídia.

As entrevistas são realizadas por alunos da Escola de Comunicação, tanto da graduação, quanto da pós-graduação. Todas as entrevistas são transcritas e estão aqui disponibilizadas na íntegra, junto com o perfil biográfico dos depoentes.

Além das entrevistas e dos perfis, o site do Memória do Jornalismo Brasileiro disponibiliza também uma cronologia sobre história do jornalismo, uma bibliografia comentada sobre o tema e textos de autores de diferentes instituições de pesquisa. A ideia do MJB é reunir um mesmo local uma grande quantidade de dados que possa facilitar a circulação de informações a respeito da história da mídia (em especial da jornalística) e a produção de novos conhecimentos sobre o assunto.

A maioria das pesquisas realizadas no Brasil no campo da comunicação, em geral, privilegia aspectos e problemas relacionados à contemporaneidade. A análise histórica dos meios de comunicação, sobretudo os jornalísticos, é relegada a um segundo plano. Há poucos trabalhos acadêmicos relevantes sobre história da imprensa no Brasil na área de comunicação e mesmo na de história. Apesar da mídia, principalmente os jornais, serem cada vez mais utilizados como fonte histórica em trabalhos que abordam variados temas, o estudo dos meios em si (e do jornalismo como prática social) ainda é restrito.

O interesse pela história da mídia e do jornalismo, no entanto, apresenta uma tendência crescente. Mesmo assim, a institucionalização desse campo de investigação no país ainda está em construção. A iniciativa de criar o Memória do Jornalismo Brasileiro representa uma oportunidade para a UFRJ e outras universidades ampliarem os seus foros de debate acadêmico, dando visibilidade as suas produções e construindo legitimidade para suas reflexões sobre o tema.

Ao montar uma bibliografia comentada, uma cronologia e um arquivo de memória oral, com o envolvimento de alunos da graduação e da pós-graduação, o projeto cumpre a função de formar pesquisadores, de sistematizar informações e produzir conhecimentos. Ao disponibilizar esse material para um amplo público, através do seu site, o projeto ajuda a democratizar essas informações e conhecimentos.

A equipe do MJB tem consciência de que montar um programa de memória oral e reunir informações sobre a história do jornalismo brasileiro não é uma tarefa fácil. Requer persistência, minucioso trabalho de pesquisa e rigor metodológico. É um constante aprendizado (tanto para os alunos quanto para os professores) e aperfeiçoamento. Eventualmente, os usuários do nosso site podem encontrar erros, imprecisões e informações incompletas. Nesse caso, podem nos escrever. A contribuição de pesquisadores, professores, alunos, profissionais do jornalismo ou mesmo de apaixonados pelo tema será sempre muito bem-vinda.


EQUIPE

Ana Paula Goulart Ribeiro
coordenação geral
goulartap@gmail.com

Maurício da Silva Duarte
pesquisador
mauricioduarte@gmail.com

Nelson Moreira
pesquisador
nelsonmorei@gmail.com

Patrícia D'Abreu
coordenação executiva
patriciadabreu@gmail.com

Igor Sacramento
pesquisador
igorsacrament@gmail.com

Lilian Durães
pesquisadora
duraes.lilian91@gmail.com

Rachel Bertol
coordenação executiva
rachelbertol@gmail.com

Alice Melo
pesquisadora
alicemelo@gmail.com


Itala Maduell
coordenação executiva
itala@gmail.com

Vinícius Ferreira
pesquisador
viniciusf.c@hotmail.com




FALE CONOSCO